LinkedIn: o voluntário que sua ONG precisa pode estar lá!
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LinkedIn: o voluntário que sua ONG precisa pode estar lá!
Sua organização social tem dificuldade para recrutar voluntários? Saiba que existem diversas formas de encontrar o profissional perfeito para a instituição, a partir da internet.
Com a profissionalização das ONGs, cresce a demanda por talentos que saibam gerir empresas do terceiro setor, expandindo o alcance das ações e implementando projetos de sucess
o, que possam impactar cada vez mais as comunidades.
O LinkedIn é uma excelente plataforma online para encontrar e selecionar voluntários com as habilidades desejadas para exercer a função em aberto na ONG.
Confira, neste artigo, como encontrar os melhores voluntários no LinkedIn e várias dicas de como realizar o processo de seleção desses profissionais.
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O que é o LinkedIn?

O LinkedIn foi lançando em 2003 e funciona como uma rede social voltada para negócios. Seu principal objetivo é conectar profissionais e empresas, criando uma rede de networking que funciona tanto para encontrar vagas e empregados, quanto para compartilhar informações.
A plataforma conta com mais de 500 milhões de usuários ativos e estima-se que um a cada três profissionais possui um perfil na rede.
No LinkedIn, o usuário divulga informações como área de formação, instituição onde estudou, experiências anteriores, habilidades e competências, recomendações e até experiência com trabalho voluntário.
Assim, as instituições que estão buscando profissionais conseguem filtrar de acordo com as características desejadas para a vaga que está disponível.
Interesse por trabalho voluntário cresce em todo o mundo
A valorização do trabalho voluntário é uma tendência mundial. Profissionais que possuem experiência de voluntariado em seus currículos, garantem um diferencial a mais em processos seletivos, especialmente para quem consegue trabalhar em ONGs da mesma área de atuação na qual se especializou.
O trabalho voluntário traz habilidades desejadas no mercado, como a capacidade de se colocar no lugar do outro (empatia), o ganho de conhecimento em diversas áreas, a preocupação com o bem-estar de terceiros, o desenvolvimento de networking e a capacidade de aprender com outras pessoas.
Além disso, o voluntariado reflete o prazer em fazer o que gosta – mesmo que não seja remunerado por isso.
Logo, mais pessoas estão interessadas em colaborar com ONGs de diversos setores e essa pode ser a oportunidade para a sua instituição encontrar um profissional gabaritado, que possa elevar a sua estratégia de atuação.
Crie uma página para sua instituição no LinkedIn
Antes de falarmos sobre o processo de seleção de voluntários, é importante que sua ONG crie uma página no LinkedIn. Assim como acontece no Facebook, é preciso ter um perfil pessoal para desenvolver essa página.
O passo a passo para a página no LinkedIn é bem simples:
- Na página inicial
do LinkedIn, clique na opção “Soluções”, no topo da página.
- Selecione a opção “Crie uma Company Page +”.
3. Em seguida, defina se a página é de uma pequena empresa, de uma grande empresa, de universidades de ensino, ou se será uma página secundária – associada à uma que já existe.
4. Agora, você deve preencher algumas informações, como Nome, URL de destino para sua página no LinkedIn, site da ONG, setor (organização cívica e social), tamanho da empresa, entre outras.

5. Não se esqueça de selecionar uma imagem – preferencialmente da marca da ONG – e inserir um slogan que represente sua organização.
6. Clique em “Criar página”.
Pronto! Agora você deve começar a criar conteúdo e divulgar informações relevantes, formando uma rede de contatos no LinkedIn.
Isso vai ajudar a encontrar voluntários, e também a estabelecer a sua marca no mercado, atraindo parceiros e doares.
Até dá para pesquisar profissionais sem ter, obrigatoriamente, uma página na plataforma. Mas o processo fica muito mais rico quando a ONG está presente na rede com uma página própria – e não apenas por meio do LinkedIn das pessoas que atuam na equipe.

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Como recrutar talentos usando o LinkedIn?
Agora vamos colocar a mão na massa e começar a buscar profissionais para o voluntariado na sua ONG.
Existem alguns caminhos para recrutar talentos no LinkedIn, e você pode usar o que for mais interessante.
Buscando profissionais na barra de pesquisa do LinkedIn
- Clique na guia de Pessoas, no alto da página de resultados de pesquisa.
- Na opção “Todos os filtros”, você pode selecionar as características desejadas:
- Localidade;
- Conexões em comum;
- Empresas atuais;
- Empresas anteriores;
- Setor;
- Idioma do perfil;
- Instituições de ensino;
- E se tem ou não interesse por trabalho voluntário.
- Também dá para buscar o perfil de um profissional específico, inserindo nome, sobrenome, cargo, empresa e instituição de ensino – caso esse seja o interesse no seu processo de seleção.
- Outra opção, é digitar o cargo desejado, como, por exemplo “gestor administrativo”, e depois filtrar os resultados para encontrar o profissional ideal.
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Anunciando uma vaga no LinkedIn
Sua ONG também pode fazer o anúncio da vaga, em vez de pesquisar os candidatos. Entretanto, essa é uma opção com custo.
- Clique na caixa de soluções, no topo da página.
- Clique em “Anunciar vaga”.
- Informe o nome da instituição, a cidade e o cargo que está com vaga aberta.
- Clique em “Avançar”.
- Agora, você deve especificar mais detalhes sobre a vaga. É possível selecionar até três funções e setores da empresa.
- Em “Tipo de emprego” e “Nível de experiência” os campos serão preenchidos automaticamente, de acordo com as informações solicitadas anteriormente.
- Escreva a descrição da vaga na caixa de texto que aparecer na tela.
- Depois, defina como as pessoas poderão se candidatar:
- “Deixar que os candidatos se candidatem usando seus perfis no LinkedIn e enviar-me notificações por e-mail”;
- “Redirecionar os candidatos para se candidatarem em um site externo”.
- Clique em “Continuar” e, em seguida, defina o orçamento diária para a exibição do anúncio de vaga. O pagamento deve ser feito com cartão de crédito.
- Faça a revisão do anúncio e depois clique em “Anunciar vaga”.
- Agora, defina outras questões, como exibir ou não o seu perfil no anúncio, seleção de cargos próximos à vaga disponível, remuneração, etc.
- Quando a vaga for publicada, você recebe uma confirmação por e-mail e começa a receber resultados sugeridos. Também é possível mandar mensagens InMail (semelhante às mensagens inbox) para esses usuários.
- A partir daí, basta gerenciar os candidatos e fazer a sua escolha.
Dicas para fazer um bom processo seletivo de voluntários no LinkedIn
Agora que você já sabe como usar o LinkedIn para recrutar talentos para a sua organização social, é importante otimizar essa busca, para conseguir o melhor profissional.
Se você deseja elevar o nível de atuação da instituição, nada melhor do que contar com uma equipe altamente qualificada, com voluntários especializados para cada um dos setores, facilitando a execução do planejamento estratégico.
Confira algumas dicas para melhorar o processo seletivo e conseguir bons voluntários para a ONG no LinkedIn.
• Estimule as esquipes a usarem o LinkedIn
Depois que criar a página da ONG no LinkedIn, estimule as equipes a colocarem a marca da instituição em seus perfis, mostrando para o público externo como é a composição da instituição.
• Use os filtros de busca a seu favor
Mesmo que você decida por fazer a busca sem os anúncios pagos de vagas, é possível encontrar profissionais com as características ideias.
Basta usar adequadamente os filtros disponibilizados pela própria plataforma e analisar o perfil das pessoas exibidas nos resultados.
• Avalie os perfis com critério
O usuário do LinkedIn consegue detalhar sua experiência profissional e ainda compartilhar conteúdo relevante na sua rede. Leve tudo isso em consideração ao analisar os candidatos.
• Seja claro sobre os requisitos da vaga
Antes de anunciar a vaga, é importante ter uma política de voluntariado, que abranja todos os voluntários da ONG.
Defina quais tarefas serão realizadas por voluntários, que tipo de custo poderá ser reembolsado e como será o modelo de trabalho.
No processo de contratação, eleja uma pessoa responsável por acompanhar as entrevistas e recrutamento. Divulgue com total transparência o funcionamento da vaga e as características desejadas para o desempenho da função.
• Seja rápido nos retornos
Responda a e-mails e mensagens dos candidatos em tempo hábil e esteja disposto a esclarecer dúvidas. Não se esqueça de dar um retorno mesmo a quem não for aprovado em todas as etapas do processo de seleção.
• Compartilhe conteúdo na sua página
Por último, e não menos importante, divulgue conteúdos diversos na sua página. Fale sobre a importância do trabalho voluntário e de como sua ONG tem influenciado positivamente a vida das pessoas.
Deixe que os candidatos conheçam bem a estrutura e as ações da sua instituição e, assim, você conseguirá talentos interessantes, que podem aumentar o potencial de atuação da sua ONG!
Para formar uma equipe de qualidade e manter todos os recursos necessários para seus projetos é fundamental contar com um bom volume de doações.
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