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Marketing baseado em dados: por que sua ONG deve se basear em dados para conseguir mais doações?

Empresas de todos os portes e segmentos precisam de uma estratégia em comum: o marketing. É fundamental para alcançar os objetivos definidos no planejamento, incrementar os resultados e atrair um público cada vez maior.

Para as organizações do terceiro setor – que estão se profissionalizando e usando estratégias de mercado para ampliar sua atuação – a comunicação também é muito importante e pode contribuir sobremaneira para o volume de arrecadações aumentar.

Neste artigo, você vai ver como o marketing baseado em dados pode aprimorar a sua comunicação e algumas dicas práticas para começar a inseri-lo no dia a dia da ONG.

O que é marketing baseado em dados?

Como falamos, o marketing tem uma função importante dentro de toda instituição. Por meio dele, a marca consegue criar estratégias para valorizar o produto ou serviço, agregando mais valor ao mesmo, de forma a satisfazer uma necessidade do público.

Isso ajuda a tornar a empresa mais bem vista pelas pessoas, atraindo um público maior e potencialmente mais interessante.

O marketing baseado em dados tem os mesmos objetivos, mas é feito de maneira diferente. Ele é totalmente orientado por informações concretas e dados de mercado, clientes e concorrentes, possibilitando a tomada de decisão mais acertada.

Assim, você toma atitudes com um direcionamento certo e não fica “atirando para todo lado”, sem saber onde mirar.

Também chamado de data driven marketing , parte da Inteligência de Mercado, a estratégia busca dados sobre o público para basear as ações tanto no digital quanto no off-line, ajudando a tornar os resultados mais seguros.

Por que usar o marketing baseado em dados na minha organização?

O marketing baseado em dados é uma excelente estratégia para conseguir mais doadores e atrair um público mais engajado para a sua ONG. Esse modelo de comunicação possui diretrizes mais exatas e resultados mais facilmente mensurados.

Confira as principais vantagens de usar o marketing baseado em dados na organização social:

·         É possível atingir o público adequado

Com o marketing baseado em dados, sua organização consegue estabelecer o público mais adequado para ser atingido por cada ação da sua estratégia.

Isso é ótimo para enviar o conteúdo correto para cada nicho e também definir o melhor caminho para divulgar a marca da sua ONG, bem como as ações que funcionarão melhor para atrair doadores em potencial.

·         É mais fácil compreender as demandas do seu público

Para as empresas do segundo setor, isso significa entender se eles precisam de algum produto ou serviço específico que a marca possa desenvolver e cobrir uma demanda de mercado.

No caso das ONGs, isso ajuda a entender o comportamento de pessoas que querem, de alguma forma, dar suporte a instituições sociais, mas ainda não sabem fazer isso ou mesmo identificar potenciais doadores que só não contribuíram porque não encontraram uma plataforma online para doar.

É muito importante saber mais sobre o comportamento dos seus doadores e verificar caminhos para suprir os gargalos existentes.

·         Dá para saber quais os melhores canais de comunicação para atingir os doadores

Os dados também vão mostrar onde o seu público está: redes sociais, e-mail, blogs ou até em canais mais tradicionais, como o rádio e a TV.

Lembre-se sempre: além do conteúdo interessante, é preciso estar presente onde o seu público está, para atingi-los de forma correta e estratégica.

Alguns canais que podem aparecer na sua pesquisa são: Facebook, Instagram , YouTube, E-mail e WhatsApp. Estude profundamente sua pesquisa, analisando os benefícios de cada rede e de que forma elas podem fortalecer sua marca.

O LinkedIn, muitas vezes, acaba sendo esquecido no planejamento digital das organizações, mas ele pode ser bastante valioso. Saiba como usar o LinkedIn para encontrar voluntários e profissionalizar a atuação da ONG.

·         Saiba qual tipo de conteúdo vai funcionar melhor para atrair doadores

O marketing digital tem como um de seus pilares o conteúdo. Em vez de simplesmente fazer publicidades, as empresas então compartilhando conteúdo relevante, educando, informando e suprindo necessidades do público, por meio de imagens, textos, podcasts e vídeos.

Por meio do marketing baseado em dados é possível compreender melhor essas demandas, e fazer a sua organização ser notada na hora certa com um conteúdo realmente alinhado às necessidades das pessoas.

·         Mensure resultados com mais segurança e assertividade

Não sabe quantas pessoas estão visitando o seu site? Ou quantas delas doaram? Quantos acessos foram necessários até a pessoa contribuir? Elas vieram a partir de buscas no Google, das redes sociais ou do e-mail?

Com o marketing baseado em dados é possível responder a todas essas perguntas e saber exatamente quanto foi necessário investir em estratégias de divulgação e relacionamento para conseguir arrecadar um valor determinado em uma campanha específica.

Assim, sua ONG consegue tomar decisões mais acertadas, sempre com base em resultados e análises concretas.

·         É possível personalizar a experiência do usuário com a sua marca

Quem não gosta de se sentir especial? Todo mundo (ou quase), não é mesmo? Isso pode incrementar os resultados da ONG. Basta colocar o público na posição central da sua estratégia, desenvolvendo ações que personalizem a experiência de cada usuário.

Por meio do marketing baseado em dados, sua organização consegue desenvolver conteúdo personalizado e inovar na forma de se relacionar com o público, criando uma experiência única para cada pessoa que acompanha a marca da organização na internet.

Como fazer marketing baseado em dados em 5 passos

Para não restar mais dúvidas e começar a aplicar o marketing baseado em dados na sua ONG agora mesmo, listamos 5 passos de como usar essa estratégia e melhorar os resultados com arrecadação.

1.      Escolha as ferramentas adequadas

 

Quando falamos em marketing baseado em dados, é preciso escolher uma ferramenta que consiga captar essas informações que servirão de pilar para a sua estratégia.

 

 

Existem diversas plataformas existentes no mercado, que avaliam todo tipo de dado, mas para a ONG começar, separamos as principais ferramentas gratuitas.

  • Google Trends : aponta as principais tendências de buscas de usuários mostrando assuntos que podem viralizar.
  • Google Analytics : analisa o tráfego do site e o perfil dos visitantes, sendo uma ferramenta completa para o site.
  • SemRush : faz análise de palavras-chaves e informações sobre concorrentes. Possui uma versão paga.
  • BliivAlém de permitir receber doações através de boleto, cartão de credito, a Ferramenta analisa todos estes dados e te entrega diversas informações sobre o perfil de seu doador ideal.

É importante ressaltar que essas ferramentas são um suporte para a estruturação das estratégias de marketing, mas não garante, sozinhas, os resultados almejados.

Para alcançar as metas com mais efetividade, é preciso trabalhar o marketing profissionalmente, ações integradas e muita seriedade.

2.      Entenda quem é seu público

No marketing digital, o público-alvo foi substituído pelo conceito de persona – uma representação semifictícia do cliente ideal.

Por meio de pesquisas, questionários e análise de comportamento dos usuários dá para identificar uma ou mais personas para sua ONG, com definição de profissão, idade, necessidades e dores.

Compreender melhor o público ajuda a criar conteúdos mais relevantes e ações que sejam realmente eficientes na captação de recursos.

3.      Faça testes

No marketing, não existe receita pronta. Embora os dados te forneçam uma boa base para tomar decisões, é sempre importante o que funciona melhor para cada estratégia.

Os testes A/B por exemplo, mudam algum item de uma publicação, do site, da postagem, etc., para ver qual versão dá mais resultados.

Teste, ainda, horários, linguagem, temas e formatos que mais interessam aos usuários, criando, assim, um modelo estratégico consistente e que de fato ajude a alcançar os objetivos definidos no planejamento.

4.      Fique de olho nas tendências de comportamento

Preste atenção às demandas do público e também ao seu comportamento. Qual rede social eles estão utilizando mais? Preferem conteúdo mais sério ou mais engraçado? Como deve ser a relação?

Observar essas tendências ajuda a fortalecer o laço com as pessoas e trazê-las para dentro da ONG, enxergando e compreendendo as necessidades da instituição em uma relação de mão dupla.

5.      Mensure resultados e comece tudo de novo

Estabeleça prazos para medir os resultados de cada ação proposta na sua estratégia de marketing e verifique o que está dando certo e o que pode ser alterado.

O marketing baseado em dados é cíclico e sempre apresenta oportunidades de melhoria, em um processo contínuo de aprimoramento da comunicação com os doadores e voluntários da ONG.

Doações com base em dados: experimente a Bliiv!

A Bliiv oferece uma importante ferramenta de doações para ONGs de todos os nichos, que têm atuação na internet!

Essa plataforma pode ser facilmente integrada ao site da organização, funcionando como uma espécie de botão de doações. O doador pode contribuir tranquilamente, sem sair da sua página.

O design é adaptável e a plataforma aceita pagamento via boleto ou cartão de crédito, para simplificar a vida do doador.

 

Além disso, possui ferramentas de gestão de relacionamento, captando dados dos usuários e resgatando aquele doador que desistiu da contribuição antes de finalizar a transação.

 

A ONG ainda pode enviar mensagens automatizadas para os usuários e melhorar a relação, construindo uma marca ainda mais forte e relevante na comunidade.

 

 

Saiba como captar recursos com a Bliiv e de que maneira ele pode ajudar sua ONG a se aproximar dos doadores e voluntários, incrementando sua estratégia de arrecadação.

 


De plus, les médicaments sont souvent vendus à bas prix en ligne et sans l’avis d’un médecin
https://problemederection.org/levitra.html
Quel médicament convient à la dysfonction érectile? Parfois, les options de traitement peuvent inclure des remèdes contre la dysfonction érectile ou des traitements hormonaux.
Parlons du Viagra générique et de nombreux remèdes
https://problemederection.org/viagra-generique.html

En règle générale, si vous avez perdu la beauté au profit d’un partenaire en particulier, il est peu probable que les options de traitement pour améliorer la puissance l’aident à revenir. Bien sûr, ce ne sont que quelques exemples. La toute première chose à ce sujet est qu’un médicament générique est équivalent à son homologue d’origine, mais est souvent beaucoup moins cher. Onlene vous permet de commander tous les médicaments utiles pour vous soigner, les remèdes sur ordonnance ou en vente libre, ainsi que de nombreux produits para-pharmaceutiques, tels que les produits d’hygiène, les vitamines, les produits pédiatriques et les premiers soins. Accessible depuis n’importe quelle tablette, la pharmacie en ligne vous permet de commander tout ce dont vous avez besoin, le tout dans le confort de votre maison ou en déplacement. Si vous envisagez le problème, le Prix du Viagra est l’une des questions auxquelles vous devez réfléchir. De nombreux sites Web prêtent attention à ces sujets. Actuellement, certaines pharmacies proposent aux patients peu de médicaments. Lorsque vous obtenez un remède sur ordonnance, vous devez vous en souvenir. Que faut-il encore discuter? Honnêtement, il y a de nombreux facteurs auxquels vous devez penser.

https://problemederection.org/cialis-generique.html
Cependant, en considérant cela, vous devriez essayer de saisir des aspects importants.
Quels sont les faits les plus importants dont vous devez vous souvenir lorsque vous allez acheter des médicaments. En règle générale, si vous envisagez d’acheter des médicaments dans des pharmacies en ligne, obtenez toujours une ordonnance écrite en premier. De plus, les médicaments peuvent être dangereux, même lorsqu’ils sont destinés à améliorer notre santé. Tout médicament peut provoquer des effets secondaires. Pour certains patients, les effets secondaires peuvent être réellement graves. Vous pouvez utiliser une liste de contrôle des effets secondaires pour suivre et partager rapidement des informations avec votre médecin. Avant d’acheter le médicament, informez votre médecin si vous êtes allergique à quelque chose. Soit dit en passant, prenez contact avec votre santé et restez en bonne santé pour la vie. Inconditionnellement, les facteurs qui peuvent influencer votre décision peuvent varier. Consultez d’autres articles que nous avons écrits sur les remises seniors. Avec une source réputée, vous obtenez des économies, qui peuvent également être échangées avec une pharmacie en ligne fiable avec une ordonnance valide pour tout médicament.

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